sábado, 26 de abril de 2014

Conversa à Quinta de 24 de abril


A 24 de abril realizamos uma sessão histórica das Conversas à Quinta, sobre a revolução de abril de 74: antes e depois. Estiveram presentes como oradores na mesa redonda: Dr. Manuel Dias; Prof. Dr. Gaspar Barreira; Dr. Manuel Rodrigues; e Dr. Augusto Flor. Previamente ao início da sessão fomos presenteado por um momento musical pelo jovem Diogo Santos, tocando brilhantemente, em flauta de bisel barroca, dois andamentos da 1ª sonata de George Telemannn (1681-1767).

Esta sessão contou com o apoio da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria, que nos ofereceu os cravos que foram distribuídos aos cerca de 30 participantes.
 

Durante a Mesa Redonda estabeleceu-se uma atmosfera de grande familiaridade, que fez com que os testemunhos fossem de uma elevada densidade, riqueza e pormenor pessoal impressionantes.

Foram apresentadas, pelo menos, quatro visões sobre as causas do 25 de abril, que no seu conjunto permitiram a cada participante na audiência ter uma visão complementar e aprofundada da Revolução de 74. Houve momentos, em que a coordenação da Mesa Redonda teve dificuldades devido à espontânea participação da assistência em completar, um ou outro testemunho dos membros do painel. Mas, tudo decorreu, como habitualmente, num ambiente totalmente tranquilo.
 
Esta foi uma das mais participativas audiências das Conversas à Quinta. Cerca da meia-noite, atendendo ao adiantado da hora e havendo ainda várias criança na sala, a coordenação da Mesa Redonda, teve que dar por encerrada a sessão, antes mesmo de se poder entrar no após Revolução de Abril de 74. 

Seguiu-se o nosso tradicional momento de café/chã e bolinho, ou seja ocasião para convívio entre os membros do painel e a audiência. Fica o agradecimento da Direção do Clube Peões da Caparica, à generosa participação dos membros do painel, alguns do quais se deslocaram grandes distâncias, e à audiência. Um agradecimento especial ao Dr. Augusto Flor pelo livro oferecido à nossa associação.