sábado, 22 de novembro de 2014

Telhado de vidro – Isabel Canha

Aconteceu mais uma extraordinária conversa à Quinta, com a igualmente extraordinária Isabel Canha que nos veio falar de Telhado de Vidro (frágil ou difícil de transpor?).
Mas afinal o que é que impede as mulheres de chegar ao topo (ao “telhado de Vidro”) de carreiras ou de empresas?

Serão os homens os culpados ou as próprias mulheres?
As mulheres são 52% da população. Em 2005, 52% dos doutoramentos foram concluídos de mulheres, mas, surgem apenas representadas em funções de gestão em 31% face aos homens. Refira-se que só em 1990 é que chegaram ao topo do poder nas empresas, mas em número muito reduzido.
Foram revistas características mais atribuídas na generalidade aos homens, como: racionalidade, autoridade, vaidade, auto-confiança, etc.. Enquanto que, às mulheres são atribuídas características como: intuição, respeito, humildade, preocupação com as pessoas, etc.. No entanto esta divisão não é estanque, sendo que um dirigente de topo (homem ou mulher) deverá manifestar as características mais assertivas de ambos os lados. 

Não podemos esquecer as dificuldades em equilibrar a vida familiar e o trabalho, a falta de apoio das chefias e alguma relutância em relação à mobilidade por parte das mulheres, sendo este um fator, que contribui para um número reduzido de mulheres em cargos de topo. Para agravar a questão, as mulheres só são escolhidas, para cargos de chefia, por empresas de recrutamento, se forem manifestamente melhores do que os homens.
Um outro fator que contribui para o reduzido número de mulheres em cargos de chefia, é inerente à própria mulher, manifestando-se através de auto-sabotagem, isto é; culpam-se por preterir os filhos/família, sentem insegurança e têm medo de assumir o lugar que lhes é dado.

Por último, mas não o menos importante, é a ausência de modelos femininos inspiradores, para as jovens que iniciam os seus cursos e consequente carreira profissional.

A nossa Conversa à Quinta, foi de facto uma conversa inspiradora, que permitiu uma partilha de experiências relevantes, destacando-se com a presença da Sra. Presidente da União de Freguesias da Caparica e Trafaria.