domingo, 16 de novembro de 2014

Maratona nos museus de Almada

Aconteceu ontem, 15 de novembro, o Peddy Paper nos museus de Almada, sob organização do Clube Peões da Caparica com o apoio da Divisão de Museu e Património Cultural da Câmara Municipal de Almada e da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria. Esta iniciativa foi inserida no âmbito das comemorações do quingentésimo quadragésimo segundo (542º) aniversário da Junta de freguesia de Caparica.

A maratona museológica propunha a descoberta do Centro de Interpretação de Almada Velha, Museu da Música Filarmónica, Núcleo Medieval Moderno, Museu Naval e Serviço de Arqueologia e História. Metade dos participantes fizeram a sequência do Peddy Paper indicada acima. A outra metade começou a sequência a partir do Museu Naval, e terminaram no Núcleo Medieval Moderno.


Das 12 equipas que se inscreveram regularmente, 10 acabaram por participar e divertir-se nesta iniciativa:
1.    Daniel Neves (CPC), Costa da Caparica, 4 elementos
2.    Carina Balcão (CPC), Feijó, 5 elementos
3.    Faltou
4.    Inês Dias (CPC), Vila Nova de Caparica, 4 elementos
5.    Manuel Santos (CPC), Vila Nova de Caparica, 5 elementos
6.    Marta Reis, Corroios, 2 elementos
7.    Cecília Pereira (CPC), Charneca de Caparica, 3 elementos
8.    Ana Bela Santos (CPC), Vila Nova de Caparica, 4 elementos
9.    Filinto Teixeira, Marissol, 3 elementos
10.    Faltou
11.    Fátima Arcangelo, Charneca de Caparica, 4 elementos.

No final, pelas 18h45, a equipa vencedora foi a capitaneada pela Ana Bela Santos. Todos os participantes receberam um livro “OuTrafaria” da autoria de Carlos Barradas Leal. A equipa vencedora, adicionalmente, recebeu também “Actas 1º Encontro Sobre Património de Almada e Seixal”, Centro de Arqueologia de Almada. Ambas as obras são ofertas da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria.


Obrigado a todos os participantes, e a toda equipa dos museus coordenada pela Drª Ângela Luzia, pela contribuição para o sucesso desta iniciativa. Agradecemos também à Câmara Municipal de Almada pela facilidade concedida de entrada gratuita nos museus e pela possibilidade de utilização do elevador panorâmico da Boca do Vento. Esperamos vir a dinamizar, em conjunto, outras iniciativas culturais num futuro próximo!