quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Crónica da descoberta ao Museu de Marinha

Os Amarais na travessia

A última iniciativa da secção de Aventura e Cultura intitulada “À Descoberta do Museu de Marinha” decorreu na manhã de Domingo, dia 24 de Outubro. Marcou-se o primeiro ponto de encontro do grupo na estação fluvial de Porto Brandão. À hora marcada lá estavam Os Amarais, os organizadores e ninguém mais..

O telefone tocou e ficamos a saber que Os Incríveis foram os primeiros a chegar à outra margem. Depois uma mensagem informou que os Radicais preferiam ir ao nosso encontro à porta do museu. De véspera as Gaivotas e os Cromos do Paper tinham, também, informado que seria esse o seu local de encontro predilecto.

Não restava mais que escoltar Os Amarais na travessia serena do Tejo. Um dia fantástico para passear, acompanhado de um Sol outonal e uma temperatura amena.

Os Amarais em actuação

Na travessia aérea do comboio de Cascais os Incríveis juntaram-se à comitiva exploratória. Atravessados os jardins de Belém, chegamos aos Jerónimos. Em frente ao museu os Radicais mostravam as habilidades futebolísticas enquanto aguardavam por nós.

Os Radicais em força

A organização fez uma breve explicação da proposta de visita orientada, informou das regras e deu entrada no museu ao primeiro grupo Os Incríveis. Cinco minutos depois os Radicais, e logo depois Os Amarais. Mais tarde entraram Os Cromos do Paper e no final as Gaivotas.

Os Incríveis envolvidos nos mistérios da nau Madre Deus

A visita orientada lançava o desafio de lembrar ou apreender a história das navegações portuguesas, através de uma ficha de jogo por grupo, que deveria ser preenchida com informação recolhida na exploração, tanto por leitura das legendas, como pela observação do exposto, ou conversando, por exemplo, com os zeladores.

Na ficha de jogo centramos a primeira parte da descoberta nos homens marcantes do período dos descobrimentos. O segundo aspecto explorado foi a qualidade da engenharia naval, revelando os diversos modelos de embarcações usadas. A última parte, centrou-se nos instrumentos de navegação usados na época.

Após completar a ficha de jogo, as equipas visitaram livremente as restantes partes do museu.

As Gaivotas e os Cromos do Paper no Pavilhão das Galeotas

Aproximadamente pelas treze horas, com todas as equipas presentes, deu-se por terminada esta nossa exploração. A organização prometeu devolver as fichas de jogo na próxima iniciativa, e divulgar até lá o resultado. Terminámos convidando todos a participar nas próximas iniciativas da Secção: Magusto e Workshop Doces Presentes de Natal.