sexta-feira, 9 de maio de 2014

Alimentação do Corpo e da Mente

Palmira Fontes da Costa levou-nos por uma viagem através da obra de Garcia de Orta (1500-1568). E por essa via percebemos algumas das nuances da cidade Goa, do sec. XVI: um ponto de confluência de pessoas, tradições e saberes, o que originou um local de grande riqueza e muita cultura. A obra de Garcia de Orta foi descrita em diálogo entre várias personagens, uma das quais o próprio Garcia de Orta. Nela aborda um leque grande de elementos, desde a descrição de atos médicos, o jogo de xadrez, navegação, propriedades medicinais das ervas, do marfim; a alimentação do corpo e da mente. 

A obra de Garcia de Orta, embora bastante conhecida e traduzida em diversos países europeus foi ignorada em Portugal, por mais de trezentos anos, e só no sec. XIX é retomada. A Prof. Palmira Fontes da Costa falou com muito entusiasmo e eloquência do médico Garcia de Orta, pelo que todos os presentes apreciaram mais esta nossa Conversa à Quinta.


Nesta Conversa à Quinta tivemos a participação especial da Madalena Santos, que no seu violino nos fez vibrar na harmonia musical da obra de Ferdinand Küchler (1867-1937).


A próxima Conversas à Quinta acontece a 12 de junho e será sobre as “Quintas antigas em Vila Nova” por Rui Mendes.