sexta-feira, 7 de março de 2014

Rosário Vasconcelos_psicóloga clínica


Rosário Vasconcelos, psicóloga clínica, desenvolve desde 1993 um trabalho de intervenção na área da toxicodependência, com base no atendimento psicológico, acompanhamento psicoterapêutico individual e em grupo (grupos de adolescentes ou grupos de acolhimento).
Elaborou a partir do ano 2000 um plano de formação para pessoal docente e não docente com os Centros de Formação de Almada e Seixal.
É representante da Equipa de Tratamento de Almada, em grupos de trabalho nas Câmaras Municipais de Almada e Seixal, tendo colaborado com as duas Câmaras na realização de vários projetos de prevenção e formação. Integra ainda o Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos do Concelho de Almada, como cidadã designada pela Assembleia Municipal.
Tomou posse como Juiz Social no Tribunal da Comarca e de Família e Menores de Almada, para o biénio 2010/2012, que entretanto foi renovado.
A grande preocupação com a infância e a adolescência de crianças integradas em ambientes familiares problemáticos, leva a querer agir cada vez mais precocemente, a fim de prevenir em vez de tratar.
Assim, é responsável pela criação de uma consulta de crianças e adolescentes no âmbito da prevenção e/ou deteção de problemas, a funcionar na Equipa de Tratamento de Almada na Consulta Descentralizada da Cruz de Pau, desde Outubro de 2006.