quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dr. António Júlio Trigueiros, sj

 O primeiro orador das “Conversas à Quinta … com café” Dr. António Júlio Trigueiros vem falar sobre as “Histórias dos Jesuítas em Portugal”, dia 20 fev. às 21h00.

O Dr. António Júlio Trigueiros é sacerdote da Companhia de Jesus, historiador, escritor e professor no Colégio S. João de Brito em Lisboa. É Diretor da Biblioteca da Casa de Escritores da Revista BROTERIA e Membro dos Conselhos de Direcção e de Redação desta Revista, desde 2008. É Assistente Religioso e sócio fundador da Associação de Visitadores de Reclusos “FOSTE VISITAR-ME”. É Membro do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias pertencente à Faculdade de Letras de Lisboa). Entre 2003 e 2006, foi responsável pela Pastoral Universitária, no Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, no Porto.

O Dr. António Júlio Trigueiros nasceu em Barcelos, em 1966. Entrou para a Companhia de Jesus em 1989. Licenciou-se em Filosofia e Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, em 1996.
Na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, tirou o Bacharelato em Teologia, e em 2004 concluiu aí a licenciatura em História Eclesiástica.
Atualmente, é doutorando em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a desenvolver a tese sobre o tema “Os Jesuítas portugueses no exílio no período pombalino e pós-pombalino”.

O Dr. António Júlio Trigueiros é sócio do Instituto Português de Heráldica (desde 1984), da Associação Portuguesa de Genealogia (desde 2007) e do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona Portuguesa (desde 2005).

Proferiu mais de uma vintena de conferências e comunicações sobre os jesuítas e os seus principais mestres, tais como S. João de Brito, S. Francisco Xavier, Eusébio da Veiga e João Ramos Vieira, mas também sobre figuras barcelenses, como D. António Barroso, o Corregedor João Nepomuceno, seu parente e Felgueiras Gayo.

Tem mais de uma dezena de publicações de elevada qualidade, em diversas revistas. E autor de diversos livros.

[Ref.1] http://agenda.barcelos.pt/eventos/201cbrito-limpo-inventor-e-cientista-barcelense201d-conferencia-por-antonio-julio-trigueiros (Consultada a 11 fev. 14)

[Ref.2]http://www.bicentenariosj.com.br/jst/pessoa/temp/anexo/1/8630/13410.pdf (Consultada a 11 fev. 14)