sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
domingo, 9 de agosto de 2015
Osmiza
Osmiza (palavra de origem eslovena) é uma tradição centenária que acontece próxima de Trieste, na fronteira entre a Itália e a Eslovénia, bem conhecida pelo menos desde o antigo império Austro-Húngaro.
Uma Lei do Imperador Austro-Húngaro permitia que, durante oito dias, os camponeses vendessem nas suas instalações os seus produtos vinhos, queijo, presuntos e similares sem impostos. A tradição foi recentemente reposta, e parece ser tão singular que não podíamos deixar de a trazer aqui.
Na última, sexta-feira, o nosso amigo Giacomo Levita (natural da Toscânia da cidade de Pisa) convidou-nos para uma desta desta excelentes refeições na Osmiza de Zobec Mitja, em San Lorenzo (junto a Basovizza). Segue um pequeno filme em italiano e esloveno, legendado em inglês, onde se sentem bem a importãncia desta velha tradição!!
Osmiza from Pablo Apiolazza on Vimeo.
sábado, 11 de julho de 2015
Canoagem com o CPC
A Cristina de la Cerda foi a grande organizadora do Clube Peões da Caparica da canoagem hoje, 11 de julho, entre Constancia e Tancos, com paragem no Castelo de Almorol.
Às 8 da manhã começamos a juntar-nos na sede do CPC, de onde saímos em direção a Constancia. Participaram 50 adultos e 16 crianças. O autocarro não foi suficiente, e diversas famílias chegaram por meios próprios.
Por volta das 11h estávamos ansiosos para entrar na água. E lá foi uma aventura. Várias embarcações teimavam em rumar em direcções que os passageiros não queriam... mas foram persistentes ... e todos chegamos (Ainda bem que água não gosta das máquinas fotográficas nem dos telemóveis)
Depois de duas paragens técnicas, uma das quais no Castelo de Almorol (que se manteve especialmente aberto para nos receber), e com muitas aventuras, lá chegamos a Tancos um pouco depois das 14h.
Rumámos novamente ao ponto de partida, onde se seguiu um faustosos e merecido pin-nic.
Às 18h estávamos de volta a Vila Nova de Caparica.
Parabéns à Cristina porque tivemos um dia excecional, muito divertido e com elevado convívio entre todos os participantes!!!
quarta-feira, 13 de maio de 2015
terça-feira, 28 de abril de 2015
Mais sobre a Caminhada junto ao mar
O 25 de abril foi um dia cinzento. O mar próximo, a areia deserta e amigos ao lado fez desta caminhada um momento especial.
Os parabéns à organizadora, a Cristina de la Cerda, que depois da corrida da liberdade matinal veio orientar-nos neste agradável percurso.
E agora a caminhada vista pelo seu olhos ...
domingo, 26 de abril de 2015
Caminhada pela praia
Na tarde de 25 de abril 25 amigos juntaram-se para caminhar pela praia. Foi um passeio excelente. Uma tarde muito agradável, em boa companhia e com uma paisagem única entre o Atlântico e o Tejo.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
"Conversa de abril" - Conversa à Quinta Com Café dia 23 às 21:00H
No próximo dia 23 de abril temos Conversa à Quinta com Café com o tema; "Conversas de abril" com Mário Araújo, dirigente da URAP (União de Resistentes Antifascistas Portugueses) .

A URAP foi criada pelos antifascistas que durante a ditadura criaram a Comissão de Socorro aos Presos Políticos . Prestava apoio material e jurídico aos presos políticos e às suas famílias, divulgava no país e no estrangeiro notícias sobre a situação dos presos e de denúncia da repressão, batia-se com riscos da própria liberdade dos seus membros contra a política repressiva do regime.
No regime democrático a URAP tem desenvolvido a sua acção na defesa dos ideais do 25 de Abril e da democracia.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
domingo, 15 de março de 2015
Conversa à quinta sobre bullying
De que falamos quando falamos de Bullying?
No dia 12 de março assistimos a uma excelente comunicação da
Dr.ª Amália Rebolo que nos veio falar sobre bullying.
A Dr.ª Amália Rebolo é Professora no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares.
Como é habitual, iniciámos a nossa conversa com um momento
musical, sendo o convidado Afonso Dias.
Tal como o título da conversa, começaremos então por referir, que quando falamos de bullying, falamos de alguém mais frágil que é agredido pelo outro, de uma forma intencional e repetida.
Sobre a temática, foram contadas histórias reais, de crianças e jovens vítimas de bullying. O que nos interessa neste espaço, não será recontá-las, mas antes deixar aqui uma mensagem aos pais, educadores e professores, que consiste em estar atento a alterações de comportamentos que surjam nas crianças.
segunda-feira, 9 de março de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)