terça-feira, 12 de abril de 2011

Grutas Škocjanske - Eslovénia

A Eslovénia é um país próspero situado da zona dos Balcãs. A Eslovénia é um dos novos países europeus que surgiu na  década de 90 do sec. XX, em consequência da desintegração da Jugoslávia.


Este país apresenta características naturais únicas. O rio Reka (na foto acima) é uma dessas marcas. Este rio percorre, cerca de 50 km, até chegar à região de Kras (um planalto calcário situado na fronteira entre a Eslovénia e Itália). Aí, subitamente afunda-se 90 metros e transforma-se num rio subterrâneo, originando uma das mais magníficas grutas da Europa - Grutas Škocjanske.


O comprimento total do sistema de cavernas Škocjanske é de cerca de 6 km (dos quais apenas 3 estão abertos ao público), com magnificas cascatas e lagos. Em duas partes deste complexo houve abatimento da gruta.

O que distingue as Grutas Škocjanske de outras cavernas subterrâneas é a garganta, um resultado excepcional de milhões de anos. Há também as câmaras subterrâneas, como Câmara de Martel, com 308 metros de comprimento, 89 metros de largura e 150 metros de altura, com a maior secção transversal atingindo 12.000 metros quadrados.

http://www.tourismontheedge.com/places/skocjan-caves-slovenia-an-exceptional-underground-canyon.html

Em 1986, devido às suas características excepcionais, as Grutas Škocjanske foram inscritas na lista da UNESCO do património natural e cultural mundial.

Após o complexo de gruta, o Reka desaparece entre as rochas e surge 30 km depois na planície, já em Itália, junto a Trieste.

O site oficial: http://www.park-skocjanske-jame.si/
Algumas fotos de 360º do interior da gruta: http://www.burger.si/Jame/SkocjanskeJame/SkocjanskeJame/seznam.html