sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Divulgação dos Membros dos Júris do Concursos CPC-2011


Com muito orgulho e satisfação que apresentamos uma equipa de pessoas de grande mérito e de múltiplas áreas de competências, e de diferentes classes etárias e proveniências, como Júris dos 3 concursos que estamos a promover. A todos Srºs Membros dos Júris queremos agradecer, em nome do Clube Peões da Caparica, a forma generosa e voluntária como aceitaram participar na selecção dos melhores trabalhos destes concursos.


Júri do 1º Concurso de Poesia_CPC
  • Ana Mercedes Pescada, professora de Língua Portuguesa na Escola EB 2,3 da Costa da Caparica. Exerce funções de Coordenadora do Departamento de Línguas do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica (AVECC) e, em simultâneo, é Coordenadora da Área disciplinar de Língua Portuguesa do AVECC. Tem sido promotora, dinamizadora e membro de Júri de diversos concursos literários no AVECC.
  • Marco Aurélio Martins Praça, licenciado em Filosofia pelo Instituto Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, Brasil. Actualmente realiza o Mestrando em Educação e Sociedade do ISCTE-IUL, Lisboa.
  • Renata Pinto, professora de Música no Agrupamento de Escolas da Charneca de Caparica.

Júri do 1º Concurso de Fotografia_CPC
  • Maria Teresa de Sousa Carita Frade, professora do primeiro ciclo do ensino básico, com experiência de mais de 20 anos em Ensino Especial. Natural de Luanda, Angola. Actualmente exerce funções de Coordenadora de Estabelecimento no Agrupamento Vertical de Escolas da Costa de Caparica.
  • Ricardo Jorge de Almeida Ribeiro, mestre em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalha nesta mesma instituição no Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista “Prof. Caldeira Cabral”. Natural de Almada. Conta com diversas iniciativas locais, integrando o Grupo Colectivo [RE]usa como movimento artístico desde 2007, o qual já foi distinguido com o prémio de Jovem Talento – Almada, Terra do Conhecimento em 2009 e no concurso IF Innovation Festival Lisboa|Almada em 2010.
  • Fernando Roussado, mestre em escultura pública pela Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa. Realizou o curso de fine arts na Universidade de Nottingham Trent em Inglaterra, no âmbito do programa Erasmus. Natural de Lisboa, vive e trabalha em Sintra. Vencedor do Prémio Ibérico de Escultura da Cidade de Serpa, bem como do Prémio de Escultura 07’08, uma parceria da Universidade de Lisboa com a Câmara Municipal de Oeiras.

Júri do 1º Concurso de Pintura Rápida_CPC
  • Bernardete Couto, professora de Educação Visual há vinte e três anos. Licenciada em Design Industrial, mestrado com tese nas Termas Romanas de Pisões. Presentemente no Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica, coordenadora do Departamento de Expressões, professora de Educação Visual do 3º ciclo e assessora da direcção a dinamizar juntamente com outros professores o Gabinete de Apoio ao Aluno na Escola EB 2,3 da Costa da Caparica.
  • Sara Bichão, mestre e licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vem expondo recorrentemente desde 2008. Natural de Lisboa. Entre as exposições que integrou, destacam-se: “D’Aprés Nuno Gonçalves” no Museu de Arte Antiga de Lisboa (2010); “Hotch Potch” na LxFactory (2010); “Anteciparte” no Museu do Oriente de Lisboa (2009) e “Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores” no Chiado 8 (2009). Em 2008 foi vencedora do primeiro prémio BPI - FBAUL e em 2009 ganhou uma Menção Honrosa no prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores. Nesse mesmo ano foi ainda finalista do prémio “Anteciparte”.O seu trabalho está patente na Colecção Fidelidade Mundial. 
  • Emanuela Sara Hanson Leite Fragoso, mestre em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. Formação complementar em diversas áreas, participação em grande número conferência, workshops nacionais e internacionais; estágio de um ano no atelier de metais do Institut Royae du Patrimoine Artistique, Bruxelas Bélgica. Profissionalmente, apresenta um elevado currículo no restauro e conservação de esculturas de diversas metais, e na orientação de alunos de licenciatura e mestrado. Actualmente, realiza estudo de conservação e restauro do acervo do Museu do Sport Lisboa e Benfica, e encontra-se a iniciar os estudos preparatórios da tese de doutoramento.

A todos os membros dos Júris desejamos bons e muitos trabalhos para seleccionar.

Bem hajam.
António Dias