quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Regulamento do Peddy-Paper - Almada Velha

REGULAMENTO

1 INSCRIÇÕES
1.1 As inscrições poderão ser efectuadas através de correio electrónico enviado, até ao dia 22 de Setembro, para peoes.caparica@gmail.com.
1.2 Serão também aceites inscrições no próprio dia, no Portão da Escola Básica de 1º Ciclo de Vila Nova de Caparica entre as 9h00 e as 9h15, desde que não seja ultrapassado o número máximo de 10 equipas.
1.3 A inscrição é feita enviando para o e-mail indicado acima, os seguintes elementos:
a) Nome da Equipa.
b) Nomes e idades de todos os elementos que constituem a equipa
c) Indicação do Capitão da Equipa e do seu contacto (e-mail e telefone).
1.4 A inscrição terá o custo único de 5 euros por equipa e deverá ser liquidado no dia da prova, antes desta se iniciar. Este valor reverte integralmente para a secção de Caminhada do Clube de Peões da Caparica e destina-se a apoiar as iniciativas futuras.

2 CONCORRENTES
2.1 As equipas podem ser constituídas por elementos de diversas idades.
2.2 Cada equipa deverá, ser constituída por um adulto e uma criança ou adolescente (preferencialmente).
2.3 Cada equipa poderá, no máximo, ser constituída por seis elementos.
2.4 É recomendável que as equipas tenham uma criança ou adolescente a frequentar uma das Escolas do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica (AVECC).
2.5 Cada equipa terá um adulto, Capitão, legalmente responsável pelos jovens participantes na sua equipa.

3 ESTRUTURA DA PROVA
3.1 A prova desenrolar-se-á em Almada Velha.
3.2 A prova será constituída de Jogos, em 4 Pontos Mistério (PM), e Cartas de Prova com questionário e indicações do percurso entre PM.
3.3 Os Jogos e as Cartas de Prova deverão integrar entre outras situações, questões de observação, de consulta, de cultura geral, de história, e de conhecimento do AVECC.
3.4 Os Comissários, presentes nos PM não responderão a questões directas relativas aos conteúdos dos Jogos e às Cartas de Prova.
3.5 O Capitão de equipa ao chegar ao PM deve procurar o Comissário desse ponto e entregar-lhe a Carta de Prova do troço prévio (depois de verificar que respondeu a todas as questões e fez a sua identificação).
3.6 Nesse momento o Comissário entregará ao Capitão o Registo do Jogo desse PM.
3.7 Logo que a equipa termine o Jogo deve devolver ao Comissário, devidamente preenchido o Registo de Jogo.
3.8 O Comissário distribuirá, a cada equipa por ordem de entrega de Registo de Jogo, uma Carta de Prova para o troço seguinte, aproximadamente 15 segundos antes de lhe dar ordem de partida.
3.9 Em cada ponto, a partida das equipas é dada a cada 2 minutos.

4 VIAS DE CIRCULAÇÃO
4.1 Deverão sempre ser seguidos percursos pedonais.
4.2 A travessia de vias de circulação viária deverá ser efectuada em passagens de peões, se existir uma próxima.
4.3 Sempre que em um ou mais entroncamentos ou cruzamentos não for dada qualquer indicação, entende-se que o concorrente deve continuar pela mesma via (rua, estrada, travessa, etc) ou caso esta tenha terminado, deve seguir em frente até cumprir a próxima instrução.

5 PARTIDA E CONTROLOS
5.1 A informação do local e hora da Partida é dada no dia anterior, ao Capitão de equipa, por e-mail.
5.2 Ao longo da prova serão efectuados os seguintes tipos de controlo:
a) C. H. P. – Controlo Horário de Partida;
b) C. H. C. – Controlo Horário de Chegada;
c) C. P. P. M. – Controlo de Passagem nos Pontos Mistério;
5.3 Os controlos poderão aparecer tanto à direita como à esquerda das vias ou noutros locais referidos na carta de prova (volta a chamar-se a atenção para que travessia de vias de circulação viária deva sempre ser efectuada em passagens de peões).
5.4 Todos os controlos assinalados na carta de prova deverão ser cumpridos. Caso tal não se verifique haverá lugar a correspondente penalização.

6 PENALIZAÇÕES
6.1 No âmbito da prova são consideradas as seguintes penalizações:
a) Atraso na chegada ao C. H. C. (por minuto completo) ………………….. 5 pontos
b) Antecipação na chegada ao C. H. C. (por minuto completo) … ……….. 2 pontos
c) PERGUNTA DE CONSULTA mal/não respondida.................................. 1 pontos
d) PERGUNTA DE CULTURA GERAL mal/não respondida………….. 1 pontos
e) PERGUNTA DE OBSERVAÇÃO mal/não respondida............................ 1 pontos
f) PERGUNTA DE AVECC mal/não respondida............................................ 1 pontos
g) C. P. P. M em falta .…………..........................................................................10 pontos
h) Falta de uma Carta de Prova ..............................................................................10 pontos
i) Falta de um Registo de Jogo …………………………………………….....10 pontos

7 DESCLASSIFICAÇÃO
7.1 Será desclassificado todo o concorrente que cometer qualquer fraude tendente a falsear o espírito do regulamento.

8 CLASSIFICAÇÃO FINAL
8.1 A classificação será atribuída em função do maior número de pontos. Em caso de empate tomar-se-ão, pela ordem indicada, os seguintes factores de desempate:
a) Melhor conhecimento do AVECC
b) Melhor observação;
c) Melhor cultura;
d) Maior número elementos na equipa;
e) Menor tempo de penalização;
f) Número de inscrição mais baixo.

9 OBSERVAÇÕES
9.1 A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que possa acontecer no decorrer da prova.
9.2 Não serão compensados atrasos devido a desvios de itinerário, obras na estrada, desabamentos de terra, queda de árvores ou quaisquer outros obstáculos.
9.3 A organização é soberana. As suas decisões não são passíveis de reclamação.

10 PRÉMIOS
10.1 Os prémios serão meramente simbólicos e constituídos por brindes ofertados pela organização ou por entidades patrocinadoras.