Sábado, dia 5 de Junho de 2010, e com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia de Caparica, realizou-se a 2ª Caminhada do Clube Peões da Caparica denominado “Panorama da Costa e Foz do Tejo”.
O ponto de encontro foi a Escola Básica nº1 de Vila Nova de Caparica, situada na Rua Pedro Álvares Cabral (N 38° 64’ 49.39”; W 9° 20’ 53.63”), e daí partiu um grupo de 26 pessoas que, com boa disposição, partiu de carro em direcção ao Funchalinho, já que Muitos dos participantes eram crianças e não havia necessidade de os fazer andar tanto, por um troço que essencialmente é caracterizado por estrada. Veículos estacionados, passámos sobre a faixa pedonal existente sobre o IC20, atravessando até Pera, seguimos em direcção ao Pica Galo ou Raposeira, onde tomámos contacto com uma beleza e variedade única no que concerne à Fauna e Flora.
Andamos mais um pouco e chegámos às Quatro Baterias de Alpena e da Raposeira datadas de 1893, tinham como função defender a entrada da Barra. Foi-lhes atribuída uma importância subliminar a quando da II Grande Guerra, sendo equipadas com o que de melhor havia de artilharia. Infelizmente o que vimos na visita foi um imenso património edificado e de elevado valor histórico, em avançado estado de degradação, muito por causa da acção dos anos e da falta de manutenção/reabilitação do local.
No topo da Arriba, uma vista divinal sobre o Oceano Atlântico juntando-se com o Rio Tejo, ao fundo o Farol do Bugio, o Forte de S. Julião da Barra, entre outras importantes construções talhadas para a defesa e protecção do Tejo.
Seguiu-se um passeio pela “beira” da Arriba onde podemos observar a mancha verde existente na zona de S. João da Caparica, as alterações que o Programa Pólis trouxe para a Costa da Caparica, a forma como a Cidade foi sendo construída, entre outros aspectos da morfologia urbana do espaço.
Chegámos ao Onda Parque, outrora local de convívio e diversão encontra-se actualmente desactivado e em alto estado de degradação. O que no passado servia para criar sorrisos, serviu para relembrar bons momentos e lamentar o presente (embora exista um plano de reabilitação do espaço para aprovação), foi de facto, triste ver a realidade que o local vive actualmente.
O passeio durou cerca de 2 horas e 30 minutos, que pela boa disposição e diálogos constantes passaram a correr.
As condições climatéricas foram perfeitas, um final de tarde não muito quente que se revelou ideal para o evento, facilitando a vida dos caminhantes.
O Balanço final desta caminhada, não poderia ser melhor, O Clube teve mais participantes do que na caminhada anterior, ao mesmo tempo que, recebeu novas propostas para futuros eventos, propostas essas que estão actualmente a ser estudadas, de modo a planear a próxima actividade.