segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2º Concurso de Pintura CPC



REGULAMENTO DO 2º CONCURSO DE PINTURA DO CLUBE PEÕES DA CAPARICA

O 2º Concurso de Pintura do CPC é uma iniciativa organizada pela Secção de Aventura e Cultura, que tem por objectivo a busca valorativa da Pintura enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada, estimulando a criatividade daqueles que se dedicam, de forma profissional ou amadora, ao prazer de captar e reproduzir imagens e sentimentos.

Art° Primeiro
(Participantes)
a) O concurso é aberto a todos os Artistas amadores e profissionais.
b) Aos membros do júri é vedada a participação bem como aos seus familiares directos.

Art° Segundo
(Tema)
a) O Tema do Concurso é “O Mundo que me Rodeia”

Art° Terceiro
(Trabalhos)
a) Os trabalhos terão obrigatoriamente de ser feitos em suporte tela, com dimensões mínimas de 30X40cm e máximas de 100x100cm.
b) Cada participante pode apresentar a concurso no máximo 2 trabalhos.
c) Os trabalhos terão de ser inéditos e propriedade do autor, não se responsabilizando a organização por plágios ou direitos de autor.
d) Os trabalhos serão avaliados individualmente, tendo em conta a originalidade, a técnica, a mensagem e o cumprimento do regulamento.

Art° Quarto
(Entrega dos trabalhos)
a) Os trabalhos deverão ser entregues devidamente embalados e protegidos.
b) Os trabalhos devem conter no verso (canto superior direito) o nome do autor, o título da obra, a sua dimensão e técnica, contacto electrónico e telefónico (poderá ser colado um papel para não escrever na tela).
c) Cada trabalho deverá ser acompanhado por uma breve memória descritiva.
d) Os trabalhos devem ser entregues na sede do Clube - Rua Pedro Álvares Cabral (EB1/JI), Vila Nova de Caparica, 2825-049 Caparica, até às 19h00 do dia 30 de Novembro de 2011, ao cuidado da professora Teresa Frade.

Art° Quinto
(Júri)
a) O júri será constituído por 3 elementos:
• Um Artista Plástico convidado pelo CPC.
• Representante da Secção de Xadrez do CPC.
• Representante da Secção de Aventura e Cultura do CPC.
b) A decisão do júri é final e irrevogável não cabendo recurso.

Art° Sexto
(Prémios)
a) Os prémios a atribuir são os seguintes: 1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar e as Menções Honrosas que o Júri achar por bem atribuir.
b) Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar em data e local a confirmar.

Art° Sétimo
(Divulgação)
a) Os trabalhos apresentados a concurso e seleccionados pelo júri, serão objecto de Exposição.
b) Os trabalhos poderão ser levantados após termino da exposição (possivelmente em Abril de 2012)

Art° Oitavo
(Disposições finais)
a) A organização CPC reserva-se o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos a concurso, salvaguardando sempre a indicação do autor.
b) A apresentação dos trabalhos pressupõe a plena aceitação do presente regulamento.

Art° Nono
(Certificados)
a) A todos os concorrentes será entregue um certificado de participação.

Art° Décimo
(Diversos)
a) Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pelo júri.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

1º Concurso de Desenho e Pintura Infantil do CPC



REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE DESENHO E PINTURA DO CLUBE PEÕES DA CAPARICA – “FAÇO ARTE PORQUE A SINTO”




Enquadramento

O 1º Concurso de Desenho e Pintura do CPC – “Faço Arte Porque a Sinto” é uma iniciativa organizada pela Secção de Aventura e Cultura, que tem por objectivo a busca valorativa das artes plásticas enquanto forma de expressão dinâmica e multifacetada, estimulando a criatividade daqueles que se dedicam ao prazer de reproduzir imagens e sentimentos.


Na maioria dos casos, através das cores e dos desenhos que fazem, é possível perceber o intelecto da criança, melhorando em grande escala a performance educativa e escolar.

Art° Primeiro
(Tema)
a) O tema é “Faço Arte Porque a Sinto”
Art° Segundo
(Participantes)
a) Podem participar no Concurso de Desenho e Pintura Infantil do CPC todos os alunos inscritos nos ATL’s das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Almada.
b) Aos membros do júri é vedada a participação, bem como aos seus familiares directos.
c) O Concurso será dividido em 4 escalões:
• Escalão 1 individual – crianças dos 5 aos 7 anos
• Escalão 2 individual – crianças dos 8 aos 9 anos
• Escalão 3 individual – crianças dos 10 aos 11 anos
• Escalão 4 Grupo
d) Por turma de ATL poderão igualmente ser feitos trabalhos em grupos de no mínimo 3 e no máximo 5 elementos, não havendo escalão etário e sendo os trabalhos avaliados como um todo.
e) No caso dos trabalhos feitos em grupo, estes poderão ser esculturas.

Art° Terceiro
(Trabalhos)
a) Nos escalões 1,2 e 3, os trabalhos poderão ser apresentados em qualquer suporte e concebidos com qualquer material de pintura ou equivalente.
b) No escalão 4, os trabalhos poderão ser concebidos com qualquer material.
c) Terão obrigatoriamente de ter como dimensão mínima uma folha A5 máxima uma folha A3.
d) As dimensões máximas para as esculturas (unicamente possíveis no escalão 4) serão de 100cm X 100cm X 100cm e deverão ser discutidas com o Monitor responsável pelo grupo, sendo criado um texto descritivo que acompanhe a obra.
e) Cada participante ou grupo pode apresentar a concurso apenas 1 trabalho.
f) O Trabalho deve vir identificado no verso com o nome do autor, o nome do Monitor responsável e o nome da Escola que frequenta.
g) Os trabalhos terão de ser inéditos e da autoria dos participantes, não se responsabilizando a organização por plágios, direitos de autor, ou desclassificação por suspeita de “mão-adulta”.
h) Os monitores só poderão intervir na concepção do trabalho no caso de uso de materiais como, por exemplo, pistola de cola à quente, que ponham em perigo a integridade física das crianças.
i) Os trabalhos serão avaliados individualmente, tendo em conta a originalidade, a técnica, a mensagem, a criatividade e o cumprimento do regulamento.
j) Os trabalhos premiados deverão integrar o Projecto SolidariedAr-te, servindo, enquanto nobre causa, para apoiar instituições de solidariedade social através das artes.

Art° Quarto
(Prazos e Entrega dos trabalhos)
a) Os Monitores responsáveis pelas turmas de ATL deverão comunicar à organização o interesse em participar na iniciativa até ao dia 10 de Novembro, através do endereço concursocpc@gmail.com,
b) Posteriormente, ser-lhes-á enviada uma ficha de inscrição que deverão preencher e entregar especificando o nº de trabalhos, em que escalão se inserem e o nome dos autores. Até ao dia 25 de Novembro.
c) Os Monitores responsáveis pelas turmas de ATL comprometem-se a entregar pessoalmente o conjunto de trabalhos do seu grupo, devidamente embalados num mesmo “pacote” (poderá ser dentro duma caixa de cartão, por exemplo), identificando o exterior da caixa apenas com o nome do monitor responsável, o nome da escola, o nome do concurso e deixando junto de trabalhos ao cuidado da Professora Teresa Frade.
d) Os trabalhos devem ser entregues na sede do Clube - Rua Pedro Álvares Cabral (EB1/JI), Vila Nova de Caparica, 2825-049 Caparica, até às 19h00 do dia 30 de Novembro de 2011.
e) Os Monitores responsáveis pelas turmas de ATL devem garantir que os encarregados de educação autorizam os seus educandos a participar nesta iniciativa do CPC entregando juntamente com os trabalhos o comprovativo dessa autorização.
f) Caso a autorização dos encarregados de educação não seja entregue os trabalhos serão automaticamente excluídos do concurso e não serão alvo de avaliação por parte do painel de jurados.
Art° Quinto
(Júri)
a) O júri será constituído por 3 elementos:
• Um convidado com provas prestadas dentro da área do Concurso.
• Representante da Secção de Xadrez do CPC.
• Representante da Secção de Aventura e Cultura do CPC.
b) A decisão do júri é final e irrevogável não cabendo recurso.
c) Do resultado do concurso lavrará o júri uma acta que terá oportuna divulgação no acto da entrega dos prémios.

Art° Sexto
(Prémios)
a) Os prémios a atribuir são os seguintes: 1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar e as Menções Honrosas que o Júri achar por bem atribuir em cada um dos 4 escalões.
b) Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar em data e local a confirmar.
c) A todos os concorrentes será entregue um certificado de participação.

Art° Sétimo
(Divulgação)
a) Os trabalhos apresentados a concurso e seleccionados pelo júri, serão, se possível, objecto de Exposição.

Art° Oitavo
(Disposições finais)
a) A organização CPC reserva-se o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos a concurso, salvaguardando sempre a indicação do autor.
b) A apresentação dos trabalhos pressupõe a plena aceitação do presente regulamento.
Art° Nono
(Diversos)
a) Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pelo júri.


Vila Nova de Caparica, 17 Outubro de 2011




terça-feira, 4 de outubro de 2011

Caminhada da República


CAMINHADA DA REPÚBLICA
05 /10/2011

Raposo – Porto Brandão – Belém -- (porto Brandão raposo)

Assinalando as comemorações do centenário da república o C R União Raposense leva a efeito uma caminhada que integrará a travessia de barco porto Brandão Belém, onde faremos um piquenique e usufruirmos do programa do aniversário da república.

Concentração - 9:00 h junto à Escola B. 2/3 M. de Caparica, na rotunda do cruzamento da R. do Raposo de Cima com a R. dos Três Vales.

Nota:
Seja auto-suficiente. Leve água e um pequeno farnel para o piquenique.
Inscrições no CRU Raposense ou nos telefones indicados 2,1 € para pagamento do bilhete de barco.

domingo, 11 de setembro de 2011

3ª etapa da Liga Fotográfica CPC


Tema: Almada Cidade

REGULAMENTO DA 1ª LIGA FOTOGRÁFICA DO CLUBE PEÕES DA CAPARICA



[OBJECTIVO]
a) A 1ª Liga Fotográfica do Clube Peões da Caparica é organizada pela Secção de Aventura e Cultura, com o objectivo de dar a conhecer o município na sua vertente turística e artística.

[REALIZAÇÃO]
a) A Liga realiza-se durante 3 meses, Julho, Agosto e Setembro de 2011, sendo que cada mês terá um tema diferente.

[FORMA DE PARTICIPAÇÃO]
a) A participação está aberta a todos os interessados, bastando para tal ter uma máquina fotográfica digital.
b) O envio das fotos deve ser feito até ao dia 30 de cada mês, para o endereço electrónico 1ligafotograficacpc@gmail.com. Fornecendo nome e idade se for membro de uma equipa que esteja a participar no prémio Bulhão Pato deve indicar também o nome da equipa, telefone e e-mail.
c) Esta iniciativa conta para o prémio Bulhão Pato, tendo cada equipa conforme o número de participantes e resultados alcançados, mais pontos no somatório final.
d) A iniciativa é gratuita.
e) As imagens têm de ser gravadas em formato jpeg, na resolução mais alta que o aparelho tiver.
f) Cada Concorrente pode participar com 3 fotografias por mês.
g) Não serão aceitas fotografias depois das 00:00 do dia 30 de cada mês.

[JÚRI]
a) O júri será composto por um especialista da área.
b) O júri é soberano nas suas decisões, não cabendo recurso sobre as mesmas, e poderá não atribuir a totalidade dos prémios ou mesmo qualquer prémio se os trabalhos não tiverem o nível pretendido.

[CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO]
a) Os trabalhos serão avaliados em 7 categorias, cada uma delas com cotação de 1 a 10 pontos.
- Adequação ao Tema
- Qualidade Gráfica (Cor, contrastes)
- Enquadramento (Tipo de Planos e Regras Fotográficas)
- Criatividade (Perspectiva dos fotógrafos e do espectador)
- Expressividade (Perspicácia na interpretação)
- Simbolismo (mensagem a transmitir)
- Correcta identificação dos Trabalhos (dados)

[PRÉMIOS]
a) Os prémios serão sempre simbólicos uma vez que o clube não cobra taxa de inscrição e por conseguinte não possui uma verba para a aquisição de qualquer lembrança. Serão portanto, ofertas das entidades que nos apoiam.
b) Os vencedores serão anunciados durante o mês seguinte.
c) Os prémios serão anunciados oportunamente.

[DIREITOS DE UTILIZAÇÃO]
a) O Clube Peões da Caparica ficará detentor dos direitos de utilização sobre todas as imagens da Liga podendo usá-las futuramente, salvaguardando a identificação dos autores.

[OMISSÕES]
a) A participação na Liga pressupõe a aceitação do presente regulamento, cujos casos omissos serão resolvidos pela organização.


Participem, como alguém disse..."uma imagem vale mais do que mil palavras"

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

No meio do Mediterrâneo

Desde Maiorca…

Em pleno Mediterrâneo, Maiorca é a maior ilha do Arquipélago das Baleares, pertencente a Espanha. Há muito que andava na minha mente como destino de uma próxima estadia de férias. Aconteceu este ano, em família, de 19 a 24 de Julho. Já sabia que a presença humana nesta ilha, dada a sua localização, clima e fertilidade das suas terras baixas, era inevitável desde que os homens conseguiram deslocar-se com recurso a toda a espécie de embarcações. Por aqui passaram todas as civilizações mediterrânicas e muitas delas, com destaque para os romanos e muçulmanos, deixaram inúmeros vestígios patrimoniais.
Um aspecto da Praia de Peguera
A nossa praia era óptima, em termos de tranquilidade (Peguera, a Oeste de Palma). A maior parte dos turistas falavam alemão, dir-se-ia uma estância balnear alemã, por excelência. Jornais, publicidade de rua, informações para turistas, tudo em alemão. O castelhano e o maiorquino às vezes nem como língua em 2.º destaque apareciam. A limpeza da água e da praia – com bandeira azul é claro – eram excelentes. Quanta à temperatura da água, magnífica. A paisagem em volta da praia também era muito bonita, fazendo dela quase um lago fechado, sem livre acesso ao mar. No mar próximo à praia, os peixes eram aos milhares (sem predadores humanos), para delícia dos turistas que lhe atiravam pão, para os verem dançar na luta por mais alimento.
Porque os nossos objectivos não eram só praia, mas conhecer a ilha, partimos à descoberta. Esplêndidas povoações, em que a pedra, como elemento construtivo é rainha. Algumas de difícil acesso nos nossos dias, imagine-se no passado (aliás, pelo que nos foi dado entender, a difícil acessibilidade era uma das tácticas utilizadas pelos residentes para se sentirem mais seguros, relativamente aos povos que vinham do mar, sobretudo os piratas).
Um dos túmulos da Catedral de Palma com o símbolo dos piratas bem visível
Que os houve e até com papel de destaque na Ilha, provam-no diversos vestígios, entre os quais alguns túmulos no chão da própria catedral de Palma de Maiorca. Refira-se que a capital – onde nem falta uma imponente Avenida de Portugal – é a única cidade antiga, que do mar se acede de forma directa e fácil (apesar das imponentes muralhas que a protegiam, desde o passado medieval).
Avenida de Portugal em Palma de Maiorca
Entre as seculares povoações em pedra, sobretudo na parte central e oeste da ilha, destacamos Andratx, Inca, Santa Maria, Valldemossa, Soller e Alcúdia, estas últimas três com os seus pequenos portos de mar, quase sempre de difícil acesso por terra, obrigando a serpentear, por estreitas estradas, as descidas íngremes até ao mar. Da paisagem, para além das composições em pedra que o Criador esculpiu, aparecem oliveiras milenares e outras árvores e culturas tipicamente mediterrânicas.
Alcúdia, a parte velha, dentro de muralhas está encerrada ao trânsito, mas toda a vida comercial que se anima “dentro de portas” casa bem com o rico património histórico e se volta para o turismo. A construção tradicional predomina em tudo o que a vista alcança: chão, paredes, casas, mansões (pertencentes a ricos proprietários da ilha) e igrejas. Entre os principais monumentos da histórica cidade refira-se o antigo teatro romano.
Uma das entradas de Alcúdia
Soller é uma pequena cidade situada num vale coberto por laranjeiras e oliveiras. Com elegantes casas senhoriais, em estilo modernista, herança de uma época próspera devido à importância do seu centro comercial. Entre cidade e o seu porto de mar e praia circula um pequeno comboio, nesta altura, quase sempre sobrelotado. Na igreja matriz, em estilo neogótico, devotada a S. Bartolomeu, existe uma cópia muito boa do Santo Sudário de Turim, onde se explica: «esta tela é uma cópia do Santo Sudário de Turim. Segundo a tradição cristã e claras evidências científicas e históricas é o pano que utilizou José de Arimateia para amortalhar o corpo de nosso Senhor Jesus Cristo. Este quando ressuscitou emitiu tal energia que projectou a sua figura no tecido».
Cópia do Santo Sudário de Turim
Valldemossa é outra localidade muito atractiva e que está em todos os roteiros turísticos da ilha. Um dos locais mais procurados da povoação é o conjunto monumental de La Cartuja, onde se hospedaram George Sand e Frederic Chopin, durante o inverno de 1838-1839, e que este último considerou o sítio mais bonito do mundo, onde não se importaria de terminar os seus dias. O piano de Chopin, cartas e retratos que narram a estadia do casal em Maiorca, estão conservados num pequeno museu. Estivemos em Valldemossa nas vésperas da festa da padroeira, Santa Catalina Thomas, que é natural dessa localidade e a sua imagem faz parte da memória iconográfica de cada rua, quase até de cada casa.
Santuário de Santa Catalina na casa onde nasceu em Valldemossa
Trata-se de uma menina que foi órfã de pai aos 3 anos e de mãe aos 7 anos, tornando-se empregada doméstica, vestindo o hábito quando adulta, em Palma. Modelo de vida humilde, fervorosa fé e contactos com o Além foram os argumentos para a sua beatificação na primeira metade do século XX, apesar de ter vivido no século XVI. Seria sepultada na Capela de Santa Maria Madalena, em Palma de Maiorca.
A decoração festiva de um dos largos de Valldemossa
Na capital – Palma – há muito para ver, a começar pela Catedral e pelo seu tesouro. Depois há museus, a Plaza Mayor e, porque não, os Banhos Árabes. Datados dos finais do século XI, princípios do seguinte, é possível ver, sem grandes adulterações, a primitiva câmara central destinada aos banhos quentes e as colunas que a cercam e sustentam a cúpula com clarabóias.

Faltou ver a parte Oriental da ilha, que ficará para próxima visita.

domingo, 7 de agosto de 2011

Premiados do 1º Concurso de Quadras Populares do Clube Peões da Caparica


Depois de realizada a cerimónia de entrega de prémios, o Clube Peões da Caparica tem o prazer de divulgar os trabalhos premiados.

1º Classificado - Quadra nº 10 - Ivan Nascimento
2º Classificado - Quadra nº 55 - Ana Paula Augusto
3º Classificado - Quadra nº 18 - Custódia Nascimento

Menções Honrosas:
Quadra nº 12 - Geraldo Trombin
Quadra nº 14 - Carlos Cardoso Luís
Quadra nº 19 - Diogo Cunha
Quadra nº 23 - António Jesus Simões
Quadra nº 46 - Maria Pereira
Quadra nº 52 - Marianela da Costa


1º Classificado - Quadra 10
Perfume de manjerico,
Festa e tradição.
As sardinhas, um petisco!
Caparica é S. João.

2º Classificado - Quadra 55
Caparica sai à rua
Com o seu arco e balão.
Vão todos em festa
Na noite de S. João!

3º Classificado - Quadra 18
Caparica está em festa,
É dia de S. João.
Anda para a rua comigo
Com arquinho e balão.

Menções Honrosas:

Quadra 12
Quadrilha, fogos, balão
Enfeitam o céu e o chão.
Caparica e São João
Fazem festa d’emoção.

Quadra 14
Sardinha é coisa rica,
Pescador é gente honesta,
O Junho na Caparica,
É um mês sempre em festa.

Quadra 19
Caparica é uma festa
Vou bailar no S. João
Depois de dormir a sesta
Vou comer sardinha no pão.

Quadra 23
Corri mundo à procura
De uma festa popular,
Toda a gente me assegura:
Na Caparica vais ficar.

Quadra 46
Festejar os Santos Populares
é para gente pobre e gente rica;
Mas Festa de verdade,
só aqui na Caparica.

Quadra 52
Caparica, a festejar,
Veste a renda das marés
E os santos populares
Na festa caem-lhe aos pés!

Agradecemos a participação de todos os concorrentes, bem como a disponibilidade do júri e o apoio da CMA e da Junta de Freguesia da Caparica.

Contamos com todos para próximas iniciativas!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Entrega de Prémios do 1º Concurso de Quadras CPC e da 1º Jornada da Liga Fotográfica CPC

O Clube Peões da Caparica tem o prazer de anunciar que a entrega dos prémios do 1º Concurso de Quadras CPC e da 1º Jornada da Liga Fotográfica CPC, se realizará no próximo dia 6 de Agosto Sábado.

Local: Escola Básica e Integrada com Jardim de Infância da Vila Nova de Caparica
Rua Pedro Álvares Cabral (EB1/JI), Vila Nova de Caparica, 2825-049 Caparica

Horário: 11h00

Contamos com a presença de todos, para mais um momento de troca e partilha de experiencias.