http://www.ctalmada.pt/.
terça-feira, 31 de maio de 2011
28º Festival de Almada - Teatro de 4 a 18 de Julho
http://www.ctalmada.pt/.
sábado, 23 de abril de 2011
Workshops na Casa da Cerca -Almada Velha
WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA com Pedro Salgado
Nesta acção de formação abordam-se técnicas e metodologias básicas de ilustração científica, dando-se ênfase particular ao desenho de observação realizado no exterior – jardim – sempre que possível. Para além das técnicas a preto e branco e cor demonstradas e realizadas com exercícios práticos na aula, cada participante irá desenvolver um caderno de campo (diário gráfico, sketchbook), onde a prática continuada do desenho de modelos naturais deverá conduzir a um desenvolvimento progressivo do vocabulário gráfico, através da experimentação de técnicas e estilos desde o esboço rápido à representação mais rigorosa de formas, volumes e texturas, desde a flor à paisagem.
ABRIL: 30
MAIO: 7, 14, 21,28
SETEMBRO: 4, 11, 18, 25
OUTUBRO: 2
Horário: das 14h às 17h
Destinatários: Educadores, Professores, Adultos, Curiosos e Artistas
Inscrições: 21 272 49 50/60. Máx. 15 formandos
Custo da Inscrição: 255 Euros
Observações: entrega de material teórico e certificado de participação
Organização: Mapa das Ideias
|
Concepção e Orientação: Francisco Pinheiro
Neste atelier propõe-se a criação de quatro grandes desenhos que vão ocupar diferentes áreas do Jardim Botânico da Casa da Cerca O Chão das Artes. Os participantes adquirirem noções práticas simples - que promovem a descoberta de modos de ver e capacidade de expressão própria - para num segundo momento dar o seu contributo naquele que será o desenho colectivo.
A partir de 4 temáticas – que se repetem num segundo mês – são exploradas as diferentes qualidades deste Jardim e sua relação com a arquitectura da Casa da Cerca.
DESENHAR UM PERCURSO: 8 de Maio // ou 5 de Junho
DESENHAR A ÁRVORE – 15 de Maio // ou 12 de Junho
DESENHAR SOBRE AS SOMBRAS – 22 de Maio // ou 19 de Junho
DESENHAR A ÁGUA E A LUZ – 29 de Maio // ou 26 de Junho
Horário: Domingos, das 14h às 17h
Destinatários: todos os interessados com ou sem experiência nas artes plásticas; artistas, professores, educadores, estudantes (maiores de 14 anos).
Nº máx. Participantes: 15
Inscrições: 21 272 49 50/60
Custo da inscrição: 75 Euros
Observações: entrega de material teórico e certificado de participação.
Organização: Mapa das Ideias
|
Formadora: Emília Ferreira
Do mundo antigo ao contemporâneo, quatro sessões livres sobre a temática da Natureza, na sua relação com as Artes Plásticas ao longo da História. Este curso de quatro sessões, destina-se a todos os interessados pela Historia da Arte, com ou formação específica na área.
Datas: Maio: 4, 11, 18, 25
Horário: Pós-laboral (das 19h às 21h).
Destinatários: adultos.
Inscrições: 21 272 49 50/60.
Nº de participantes: sujeitos à lotação da sala (aprox. 45). Gratuito.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Grutas Škocjanske - Eslovénia
Este país apresenta características naturais únicas. O rio Reka (na foto acima) é uma dessas marcas. Este rio percorre, cerca de 50 km, até chegar à região de Kras (um planalto calcário situado na fronteira entre a Eslovénia e Itália). Aí, subitamente afunda-se 90 metros e transforma-se num rio subterrâneo, originando uma das mais magníficas grutas da Europa - Grutas Škocjanske.
O comprimento total do sistema de cavernas Škocjanske é de cerca de 6 km (dos quais apenas 3 estão abertos ao público), com magnificas cascatas e lagos. Em duas partes deste complexo houve abatimento da gruta.
O que distingue as Grutas Škocjanske de outras cavernas subterrâneas é a garganta, um resultado excepcional de milhões de anos. Há também as câmaras subterrâneas, como Câmara de Martel, com 308 metros de comprimento, 89 metros de largura e 150 metros de altura, com a maior secção transversal atingindo 12.000 metros quadrados.
| http://www.tourismontheedge.com/places/skocjan-caves-slovenia-an-exceptional-underground-canyon.html |
Em 1986, devido às suas características excepcionais, as Grutas Škocjanske foram inscritas na lista da UNESCO do património natural e cultural mundial.
Após o complexo de gruta, o Reka desaparece entre as rochas e surge 30 km depois na planície, já em Itália, junto a Trieste.
O site oficial: http://www.park-skocjanske-jame.si/
Algumas fotos de 360º do interior da gruta: http://www.burger.si/Jame/SkocjanskeJame/SkocjanskeJame/seznam.html
domingo, 10 de abril de 2011
Passeio Pedestre de Cacilhas ao Ginjal
Ao mesmo Tempo realizará o 1º (de dois) momentos referentes à 1ª Maratona Fotográfica do Clube.
Segue abaixo o regulamento do Passeio e brevemente será publicado o regulamento da Maratona.
Contamos convosco para mais esta iniciativa que será sem dúvida muito enriquecedora para todos.
Regulamento
1 - O Clube Peões da Caparica (http://peoes-caparica.blogspot.com) organiza o Passeio Pedestre de Cacilhas ao Ginjal – Uma História em Ruínas que decorrerá no dia 30 de Abril de 2011 (Sábado) pelas 15h00.
2 – O Passeio tem como objectivo a dinamização da secção de Aventura e Cultura no seio do Clube Peões da Caparica, proporcionando momentos de lazer e relaxamento associados ao interesse pelo património existente no nosso Concelho, bem como a promoção de uma vida activa e saudável.
3 – A caminhada está aberta a todos os participantes, qualquer que seja a sua faixa etária, representantes ou não de outros clubes, colectividades, organizações populares, empresas e individuais, que se encontrem aptos, física e psicologicamente, para o esforço que lhes é exigido pela sua participação.
4 – Esta Caminhada terá como ponto de encontro, o Posto de Turismo de Cacilhas pelas 15h00.
5 – O percurso é circular, tendo como origem e destino, Posto de Turismo de Cacilhas. O Passeio será feito pela zona ribeirinha de Cacilhas e Ginjal A distância do percurso é de aproximadamente 3 km e considerada de grau de dificuldade baixo -médio com tempo de percurso aproximado de duas horas.
6 – Não será admitido o uso de bicicletas, skates ou patins, ou outro qualquer veículo ou meio de locomoção.
7 – Todas e quaisquer irregularidades ou atitudes consideradas anti-desportivas pela organização, cometidas pelos caminhantes, serão motivos de exclusão dos mesmos no evento.
8 – As inscrições são obrigatórias, devendo estas ser feitas até dia 22 de Abril para peoes.caparica@gmail.com. A contar para o Prémio Bulhão Pato
- As inscrições terão um custo simbólico referente a despesas de logística: 3 Euros o Grupo de Sócios e familiares e 4 euros Não Sócios ou mais de dois não sócios na equipa.
9 – Serão aceites inscrições no próprio dia, junto do local de encontro, desde que o número limite de inscrições não esteja ultrapassado e não atrase ou perturbe o correcto funcionamento da caminhada.
10 – Não haverá qualquer classificação colectiva ou individual e eventuais prémios de participação serão simbólicos e distribuídos equitativamente por todos.
11 – Cada Participante deve levar consigo um poema, conto ou lenda de pequenas dimensões para partilhar com os restantes participantes, fomentando o espírito de grupo e o sentimento de amizade entre os caminhantes.
12 - O CAMINHANTE é responsável por todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outros gastos necessários ou provenientes da sua participação no evento, antes, durante e após a mesma.
13 – O CAMINHANTE assume que participa no evento, por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os organizadores, patrocinadores, apoiantes e colaboradores, em seu nome e dos seus sucessores.
14 – Todos os casos omissos neste regulamento serão analisados e decididos pelos organizadores do evento, em consonância com os membros pertencentes à direcção do Clube Peões da Caparica.
15 – Qualquer dúvida ou informação deve ser esclarecida com a organização através do seu sítio http://cpeoes-caparica.blogspot.com ou seguinte contacto: peoes.caparica@gmail.com.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Esculturas de José Nobre - mostra na Sociedade Nacional de Belas Artes
quinta-feira, 7 de abril de 2011
FOTOGRAFIA - Exposição Cultural, na Biblioteca Municipal José Saramago de 12 a 31 de Março de 2011





domingo, 3 de abril de 2011
Exposição Cultural, na Biblioteca Municipal José Saramago de 12 a 31 de Março de 2011 - Poesia
POESIA
membros do júri:
♥♥♥ Ana Mercedes Pescada ♥♥♥ Marco Praça ♥♥♥ Renata Pinto ♥♥♥
concorrentes ♥♥♥ trabalhos
Ana Bravo (Almada) - Inspiração; Provas
Custódia Nascimento (Almada): Porquê; Saudade Eterna; Sol
Fernando Amaro (Almada): Amizade; Vagueando
Geraldo Trombin (Americana/BRASIL): Arborescência; destarte; Dois em Um
Ivan Nascimento (Almada): Duas Almas; Tudo Tão Claro; Um Último Adeus
Maria Simões (Ansião): Dia dos Avós; Festa dos Avós; Passeio a Alter do Chão e Estremoz
Patrícia Ferreira (Seixal): Dúvida
Patrícia Rocha (Almada): A Tentação; Já Era!; Vamos Dançar
Raquel Gonçalves (Almada): Silêncios
Sofia Antunes (Almada): Eu Queria; MEMÓRIAS; TELEPATIA
Verónica Luna (Almada): As crianças são apenas crianças
Victor Nascimento (Almada): Esperança; Êxodo; Marinheiro
Na exposição estarão presentes apenas 18 trabalhos, e aqui, iremos apenas exibir os trabalhos premiados.
Brotei.
Ganhei tronco
E membros.
Ramifiquei.
Em minha arborescência
Adquiri consistência.
Da minha árvore genealógica,
Cultivei a essência.
Vislumbro arvoredos
E passaredos.
Gero bons frutos,
Colho seus desfrutes.
Hoje sou homem-árvore
Provido de um norte:
Raiz forte fincada no passado;
Caule espesso elevado ao presente;
Galhos e mais galhos estendidos ao céu,
Como braços e abraços em copa,
Protegendo a vida,
O futuro em dossel.
♥
2º Classificado de Poesia
Pela mão do velho,
Corria segura e feliz
Por onde ia,
Segurava-lhe a mão
Enrugada e queimada
Pelo sol e pelo tempo
Como quem se agarra à vida,
Enquanto caminhava
Contava os passos e ouvia
Palavras que se uniam
Contando uma história vivida.
MEMÓRIAS de Sofia Antunes – Almada
3º Classificado de Poesia
Já não te vejo mãe, junto a meu lado,
Tão cedo que partiste para o céu…
Minha vida sem ti, escureceu,
Sem ti, passo chorando amargurado.
Na minha dor que há terminado,
Quantas vezes invoco o nome teu.
Embora a outra mãe que Deus me deu
Muito afecto me tenha consagrado.
Era criança ainda! Mal sabia
O que fosse perder amor de mãe
Na luta porfiada em cada dia…
Não é, ó mãe, o teu amor miragem!...
Somente, agora tarde, entendo bem
Que em mim, é sempre viva, a tua imagem.




