quarta-feira, 28 de março de 2012

Sabe o que é um leilão silencioso?

No âmbito do Projecto Solidaried-Arte, actualmente em exposição na Oficina de Cultura (Almada), o CPC está a promover o leilão silencioso das obras participantes, cuja receita reverterá em parte para uma instituição de solidariedade - o Centro Social Paroquial da Vila Nova da Caparica.

Sabe o que é um leilão silencioso? Se não sabe, aqui ficam algumas dicas.

O que é?
Um leilão silencioso é uma modalidade de venda e uma técnica de captação de recursos usada com frequência em eventos de solidariedade.

Como funciona?
Contrariamente ao que acontece nos leilões típicos, que são conduzidos por um leiloeiro que propõe preços para determinados itens e, em seguida, os interessados levantam a mão como forma de aceitação, no leilão silencioso é criada uma lista com todas as obras sobre as quais os interessados podem concorrer (o "Catálogo de Leilão").
É estabelecido um valor-base, que corresponde ao valor mínimo para licitação. Os interessados apresentarão a sua proposta, acima do valor-base e superior às propostas anteriores que já constarem para aquela obra. Assim, o interessado que fizer o lance mais alto ganha a licitação.
O interessado pode fazer mais do que uma proposta, desde que seja superior à anteriormente feita e que cubra as entretanto feitas por outros interessados.

Como licitar?
Cada obra encontra-se numerada e identificada. Os interessados em determinada obra deverão dirigir-se ao Catálogo de Leilão, procurar a obra através do seu número e identificação, e escrever a sua proposta, bem como a sua identificação e contacto.
No final do leilão, o interessado que tiver feito a proposta mais alta será contactado pela organização.