domingo, 29 de janeiro de 2012

Caminhada "Rota dos Conventos" - o balanço


No passado dia 29 de Janeiro de 2012, realizou-se mais uma Caminhada promovida pela Secção de Aventura e Cultura do CPC.

O ponto de encontro e de partida ocorreu na sede do Clube, que se localiza na Escola Básica n.º 1 e Jardim de Infância da Vila Nova da Caparica.

A iniciativa contou com cerca de meia centena de participantes, oriundos das freguesias da Caparica, Sobreda, Charneca de Caparica e Corroios, e com idades compreendidas entre os 7 e os 82 anos. Ademais, contámos com um participante canino, a Sashi. O facto de ser um público bastante heterogéneo contribuiu fortemente para a partilha de múltiplos saberes, de diferentes áreas e tempos.

A Caminhada teve início pelas 14:50 e terminou às 18:15. O percurso teve cerca de 5-6 km de distância, sendo de grau de dificuldade reduzido.


Ao longo do percurso pudemos conhecer um pouco da história de lugares com grande interesse histórico-cultural, tais como a Quinta da Estrelinha, o Robalo, o Moinho de vento, a Ponta do Cabedelo, o Convento dos Capuchos, o Miradouro, o Vale da Rosa, a Fonte da Telha do Vale da Rosa, a Fonte da Nossa Senhora da Rosa, as Águas Casais da Charneca e a Fonte do Convento da Rosa.




O sucesso desta iniciativa muito se deveu ao precioso contributo de Rui Caetano, Rui Mendes e Francisco Silva, que foram os nossos guias e que nos contaram histórias e curiosidades sobre os vários locais por que passámos. O nosso sincero agradecimento pela forma entusiástica como nos deram a conhecer um pouco mais sobre a nossa terra e as suas vivências e hábitos. Em suma, obtivemos um novo olhar sobre o património imaterial e material histórico existente na Vila Nova da Caparica.


Além da vertente cultural da iniciativa, esta foi também uma oportunidade para os participantes usufruírem de momentos de lazer e de relaxamento, aliados a um estilo de vida activa e saudável, tendo sempre como pano de fundo paisagens únicas e idílicas. 

A todos os participantes, o nosso muito obrigado e um “até à próxima”!