segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

1.º Concurso de Desenho e Pintura Infantil: Apresentação dos premiados

Caros Associados, Participantes e Amigos,

No passado dia 17 de Dezembro de 2011 realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios do 1.º Concurso de Desenho e Pintura Infantil, organizado pela Secção de Aventura e Cultura do CPC.

O Júri do concurso foi constituído por três membros:
  • Patrícia Ferreira, jurista, representante do CPC.
  • Ricardo Ribeiro, arquitecto paisagista, vencedor do concurso Jovens Talentos de Almada e membro do Grupo Colectivo [RE]usa.
  • Rosa Fernandes, dinamizadora da Biblioteca Escolar.

A avaliação dos trabalhos a concurso resultou da ponderação de um conjunto de critérios, designadamente, a adequação ao tema ("faço arte porque a sinto"), a qualidade gráfica, a técnica, a criatividade, a expressividade e a correcta identificação dos trabalhos e cumprimento de prazos.

De uma maneira geral, os trabalhos a concurso tinham muita qualidade e revelaram que temos entre nós pequenos grandes talentos. A arte e a criação artística pelos mais jovens é um instrumento de grande potencial pedagógico, que estimula o desenvolvimento das capacidades do jovem a vários níveis, nomeadamente, a nível pessoal e interpessoal.

Segundo o Regulamento, o concurso estava inicialmente previsto para ser composto por quatro escalões. A concurso, no entanto, tivemos apenas três escalões.

Todos os jovens participantes são alunos do ATL da EB1/JI da Charneca da Caparica.

Premiados do 1.º Escalão (crianças dos 5 aos 7 anos):

1.º Lugar


2.º Lugar


3.º Lugar



Premiados do 2.º Escalão (crianças dos 8 aos 9 anos):

1.º Lugar


2.º Lugar


3.º Lugar



Premiados do 4.º Escalão (de grupo):

1.º Lugar


2.º Lugar


3.º Lugar



Aos três primeiros prémios foram entregues taças/medalhas e respectivos certificados. Devido ao mérito e à qualidade dos trabalhos, também foram atribuídas menções honrosas. Aos demais participantes foram conferidos certificados de participação e brindes.

Após a cerimónia de entrega dos prémios, os presentes foram convidados para um simpático beberete.

Os nossos agradecimentos a todos, por participarem e por tornarem as iniciativas do CPC em momentos de grande convívio e confraternização. Um agradecimento especial à Junta de Freguesia da Caparica e à Câmara Municipal de Almada pelo apoio a esta iniciativa.