quarta-feira, 5 de maio de 2010

1º Caminhada - Peões da Caparica

Domingo, dia 2 de Maio, e depois de várias “partidas” pregadas pelas condições climatéricas e de vários adiamentos, realizou-se, e muito por causa da perseverança da organização, a 1ª Caminhada do Clube Peões da Caparica na Arriba Fóssil.

Um dia que começou cinzento, revelou-se perfeito para a prática da caminhada, um sol tímido, mas uma temperatura agradável, foram acompanhando “passo-a-passo” o percurso proposto pela organização.



O ponto de encontro foi a Escola Básica nº1 de Vila Nova de Caparica, situada na Rua Pedro Álvares Cabral (N 38° 64’ 49.39”; W 9° 20’ 53.63”), e daí partiu um grupo de onze pessoas que, alegremente e com um sorriso no rosto, seguiu em direcção à Quinta dos Ingleses, onde nos foi possível observar um rico património quer natural quer edificado mas, que infelizmente e por motivos de abandono, não se encontra nas melhores condições. Motivo este, que propiciou um aceso debate entre os participantes, onde surgiram de imediato propostas de reabilitação do espaço.



O passo seguinte foi a Mata dos Medos, repleta de simbologias e de uma fauna e flora esplendorosas, onde nos foi possível apreciar a vista sobre as Terras da Costa de Caparica. Seguiu-se uma descida até à zona de hortas, onde tomamos contacto e debatemos a importância da agricultura e das terras de cultivo para a cidade, bem como das espécies de vegetais e plantas que por ali cresciam.



Como quem desce tem sempre de subir, subimos até ao Convento dos Capuchos, espaço também ele de uma beleza única e admirável, regressando depois ao ponto de partida.
Era previsto o passeio ter como duração duas horas, realizou-se em três. Uma hora a mais valeu a pena, uma vez que parámos para tomar um café no GDTC (grupo Desportivo Terras da Costa), e que fomos parando nos espaços, falando um pouco e conhecendo melhor a Localidade.



Ficou a proposta e a vontade de novas caminhadas, onde possam participar ainda mais pessoas e onde as condições climatéricas ajudem.